Skip navigation

#What the fuck Music por B.Young  11.11.10

Quero fazer uma pauta. Este trecho te lembra algo?

“Te dei o sol, te dei o mar


Pra ganhar seu coração.


Você é raio de saudade,
Meteoro da paixão,


Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar.


Ah! Como é bom poder te amar!” – Luan Santana

Sim, caros leitores, é sertanejo. Ou melhor Sertanejo Universitário. Sabe como é, pra sobreviver neste mercado musical, é necessário adaptar ao gosto popular e caracterizá-lo de um jeito que seja “tipo assim” digamos “Cool”, e não cafona.

Se você for ver, o verdadeiro sertanejo, aquele lá do interior, onde tudo começou, o “cowboy” fala da sua terra, da boiada, da sua mulher trabalhando e preparando sua marmita, dos tempos difíceis. É bonito? Com certeza. Todo tipo de variação de música é boa. Mas o problema é que isto não vende. Como dizem os ouvintes, isto é CAFONA, é BREGA.

O grande barato do sertanejo universitário não é falar sobre a terra do interior e todos aqueles esteréotipos básicos do interior. Mas sim, é só pegar o ritmo de violão, mudar o visual do cantor/a com roupas mais “descoladas”, modernas e como dizem: “Tá na moda”; no quesito composição da música coloca refrões repetitivos e de fácil memorização, e sempre falando sobre amor, “corno”, que a amada/o está perdendo o seu grande amor da vida, ou até mesmo se vangloriando de como a tal pessoa que tá cantando é incrível. Ex: “Paga Pau” – Fernando e Sorocaba. Se for ver a letra, a música inteira é tão básica e simples, usando do linguajar informal e com um refrão viciante. Ou seja, fórmula básica do POP.

Se for fazer uma analogia, o sertanejo universitário usa a fórmula do sucesso dos boybands e girlbands dos anos 90. Com músicas pegajosas, refrão super ultra hiper mega viciante, e lançando até modinha.

Realmente, o Pop vende. E este mundo é cheio de ilusões. No final, todos amam o pop.

Quer seguir no twitter? Porra, demorou Beyoung1990

Do u wanna share?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: