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#Damn,This Chick Is So hot! por B.Young  05/08/10

O que vem na sua cabeça quando se fala sobre Lady Gaga? Exemplos: Ah! a louca, uma cópia da Madonna, bissexual(?), criativa, a nova princesa do pop, divertida, etc.
O fato é que Stefani Germanotta (Lady Gaga) se tornou um caso de marketing bem sucedido, bem do jeitinho que o autor do livro Princípios do Marketing por Philip Kotler, gosta.

Lady Gaga se tornou um dos produtos da mídia que mais deram certo. Você quer uma prova disso? Ela conseguiu 1 bilhão de visitas em seus vídeos, uma coisa que nem as videos cassetadas do Faustão conseguem, os rádios não param de tocar Bad Romance, Telephone e Alejandro (Ok, eu sei que os produtores dela pagaram uma nota pros rádios). São músicas que foram pensadas para cairem no gosto popular e te deixar viciado, repetindo sempre o mesmo refrão para fixar na tua cabeca.

O próprio empresário dela confirmou que ela faz clipes pensando para que estes se tornem virais. Todos os videos delas são pensados para se tornarem a cara do Youtube.

Pensando nisso, no site Ypsilon2 é possível ver um video que foi produzido pela galera do newcast, que faz uma análise muito interessante sobre o caso Lady Gaga. Clique AQUI para poder ver o video.

Um resumo de tudo que foi visto traduzido de uma forma mais simples.

1. Tell a consistent story, complete with character and vision. Your strategic team should know it fluently and support it.

1- Conte uma história consistente, complete com um personagem e uma visão sobre este. Seu time estratégico deve saber tudo sobre ele para poder argumentar e defender o produto.

2. Engage fans in conversation. Provoke, listen and react – with quality content people will appreciate.

2- Empenhar-se em se aproximar dos fãs. Provoque, ouça e reaja, se fizer isto com qualidade, muitos apreciarão a atenção.

3. Connect the content. Build relationships with brands/content providers that complement your persona. Your personality should be multi-faceted and a pleasure to discover, to develop.

3- Conectar o conteúdo. Fazer boas relações com marcas, geradores de conte údo que complementem a personagem ou a personalidade. Sua personalidade deve ser multi facetada e tem que ser um prazer de conhecê-la, e assim desenvolver tudo isto.

4. Fish where the fish are. Free content should be spreadable, so produce contagious work. Let users embed, revamp, comment and share where they want. (This sounds like common sense, but … no.)

4-Pesque onde os peixes estão. Conteúdos livres devem ser espalháveis, e assim produzir virais. Deixe os consumidores embutirem, renovarem, comentarem e compartilharem aonde eles quiserem. (Isto é o senso comum, mas… isso não ocorre).

5. Reinvent your business. Form liaisons that make long-term sense for your particular market. Gaga’s stretched her brand out by sponsoring MAC lipstick, designing headphones for Heartbeats by Dre, and signing on as creative director of Polaroid – sustaining fans and keeping her salient. (She also used her online store as a 24-hour donation filter for Haiti, promoting it via Twitter.)

5. Reiventar seus negócios. Forme intermediários que trabalhem pro seu investimento de longo prazo do seu mercado particular. A marca Lady Gaga foi extendida para patrocinar marcas como MAC com seu batom Viva Glam, os fones de ouvido Heartbeats que foram desenhados pelo rapper norte americano Dr. Dre, e os produtos da marca Polaroid. Segurando fãs e mantendo-a na midia.(Além disso, ela usou sua loja online 24 horas para se tornar um fundo que ajuda o Haiti, promovido via Twitter).

Seguindo direitinho os passos de Kotler. A nova estratégia do marketing é reinventar, ou seja, GAGA. Poderia até existir um capitulo dedicado só para ela. Os ventos estão favoráveis para Lady Gaga, ou melhor, os empresários dela.

Para mais novidades e assuntos do dia Twitter é a solução: @BeYoung1990

One Comment

  1. Texto interessante com uma abordagem humorada e pratica


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